A marca Lavazza nasce em 1895, quando Luigi Lavazza cria uma pequena mercearia na rua San Tommaso, em pleno coração de Turim, mas só em 1897 inicia a torrefação de café. Em 1910, afirma-se como uma empresa essencialmente vocacionada para este setor, especializando-se na torrefação de grãos de diversas proveniências e qualidades, sendo já nesta data a maior empresa italiana de importação e torrefação de café. Criador do conceito ‘Blend’ (lote) – a arte de misturar cafés de diferentes regiões para obter um produto harmónico e cheio de sabor – Luigi Lavazza tornou o seu produto numa experiência para os cinco sentidos, onde se respira sofisticação, bom gosto e ousadia.

Marca global

Em 1982, a empresa é reestruturada, tendo como objetivo a expansão internacional. Assim nasce a Lavazza França, a primeira filial fora de Itália, seguida de outros países como Alemanha, Estados Unidos, Áustria, Grã-Bretanha, Espanha. A chegada a Portugal aconteceu em 2001, através da aquisição das marcas Piazza e Indy e a conversão da maior parte dos clientes para a marca Lavazza.

Continuando a pertencer à família, a marca Lavazza é atualmente um dos principais operadores do mercado a nível mundial, através de filiais e distribuidores autorizados, contando com cerca de 3500 colaboradores espalhados por 90 países nos cinco continentes.

Experiência centenária

Com mais de 100 anos de experiência exclusivamente dedicada ao café, a Lavazza tornou-se especialista na seleção dos melhores cafés e tem hoje uma gama de produtos da mais alta qualidade para satisfazer os clientes mais exigentes. Dedicando uma especial atenção à formação profissional, a Lavazza criou com grande sucesso os Training Centers, onde decorrem programas de formação especializada sobre café e equipamentos, para os profissionais do ramo hoteleiro.

O caminho da sofisticação

Em Novembro de 2008, o grupo NewCoffee, Co. adquire a carteira de clientes da marca na área da hotelaria, continuando a comercializar e a promover a Lavazza, marca que leva a cultura do expresso italiano a todo o mundo.

A Lavazza é dirigida a um segmento premium, que se move num território de sofisticação e bom gosto, com ligações estreitas a áreas como moda, arte e design, e forte carácter urbano.

Esta marca cosmopolita é sinónimo de excelente qualidade, de que é exemplo a gama “I Piacieri del Caffè”, com as melhores especialidades de café e as surpreendentes receitas desenvolvidas em conjunto com o conhecido chefe de cozinha catalão Ferran Adrià.