A marca é criada no ano de 1994, em Cabeceiras de Basto, por quatro empreendedores. O objetivo da Caffècel é oferecer uma marca local com lotes de elevada qualidade e um serviço diferenciador e próximo dos seus clientes. Por isso, atinge rapidamente a expansão na zona Norte do País.

Inovação constante

Em 1997 muda as suas instalações para Paredes – mais próxima dos centros urbanos, onde se concentra o consumo de café – e instala uma unidade fabril completamente automatizada. A marca utiliza agora o sistema de produção de café torrado PROBAT (líder mundial em equipamentos de torrefação), garantindo a elevada qualidade e a precisão necessárias para oferecer lotes de características consistentes ao longo do tempo. Sendo a única instalação vertical à data em Portugal, o sistema produtivo permite o controlo eletrónico de todo o processo, da seleção dos diferentes lotes para a formulação do produto até à definição dos ciclos de torra, incluindo duas fases de limpeza do produto (em cru e torrado), antes do seu embalamento a vácuo mais válvula.

Qualidade certificada

A preocupação em melhorar constantemente os produtos e processos com todos os parceiros de negócio leva a empresa a iniciar o processo de certificação em diversas áreas. No ano 2000, obtém a certificação do sistema de gestão de qualidade, a HACCP, a certificação ambiental e a certificação de produtos.

Crescimento e modernidade

Em 2005, a marca muda a sua imagem e, em 2008, é adquirida pelo grupo NewCoffee, integrando um portfolio de marcas e produtos mais amplo, com presença em vários segmentos de mercado.

A distintiva qualidade dos seus lotes e o dinamismo com que aborda o negócio faz da Caffècel uma marca pragmática e próxima do consumidor, mas também uma importante aliada do profissional “horeca”. – (área da restauração)